ORIGENS

A Renovação Carismática Católica (RCC), na Paróquia São João Batista, ofertava, desde a década de 90, a evangelização no Grupo de Oração.

O Grupo apresentava serviços, chamados de secretarias, onde os servos prestavam trabalhos, conforme dons e vocação: pregação, intercessão, cura e libertação, comunicação.

Com o tempo, o Espírito Santo inspirou no Grupo de Oração Água Viva o novo serviço, a “Secretária Marta”, ou seja, um grupo de pessoas que passaram a dedicar  seu tempo a serviço do Senhor, na pessoa do irmão necessitado.

Anos depois, as Secretarias foram denominadas Ministérios. A Secretária Marta foi denominada Ministério de Promoção Humana.

Os trabalhos foram ampliados de acordo com as necessidades das famílias e as possibilidades de atendimento.

Sobre a ASSOCIAÇÃO PRÓ VIDA

No ano de 2007, surgiu a necessidade de criação de um CNPJ para melhor atender às demandas sociais. Assim sendo, o Ministério de Promoção Humana criou uma Associação de Promoção Humana, atualmente denominada Associação de Promoção da Vida Digna – PRÓ VIDA.

A inspiração do nome veio da junção entre promoção humana e o lema da campanha da fraternidade no ano de 2007: “Vida e Missão neste Chão (Amazônia)”.

Esta entidade foi fundada por cristãos católicos do Ministério de Promoção Humana e de outros movimentos e pastorais da paróquia.

Os serviços prestados são feitos por meio do voluntariado.

Desde a fundação, a PRÓ VIDA organiza-se em Unidades de Prestação de Serviços – UPS, sendo: Educação, Saúde, Lazer, Moradia, Donativos, etc.

A UPS da Educação organiza cursos profissionalizantes (pintura em tecido, crochê, etc), além de alfabetização de adultos e cursos preparatórios para vestibular, ENEM e concursos públicos.

A UPS da Moradia favoreceu a criação do Conjunto Habitacional PRÓ VIDA, conforme Lei Municipal. Isto porque a entidade cedeu ao Município de Presidente Médici imóvel urbano para que este edificasse casas para famílias de baixa renda. Além disso, foram realizadas inúmeras campanhas de arrecadação e doação de materiais de construção para famílias que precisavam.

A UPS da Saúde juntamente com a UPS da Educação realizaram cursos em parceria com a Pastoral da Saúde. As famílias foram orientadas sobre o uso das plantas como alternativa medicinal. Também foram realizados eventos temáticos sobre prevenção do câncer, dentre outros.

A UPS do Lazer, juntamente com a de Donativos, realizou vários eventos, dentre eles o BIG Criança. Neste, foi feita evangelização de crianças, além de oferecer-lhes doações e entretenimento sadio.

A UPS dos Donativos tem marcado a vida de muitas famílias ao longo do tempo. Por ela, se realizam bazar, campanhas de alimentos, de arrecadação e doação de móveis, remédios, pagamentos de faturas de energia, passagens de transporte, dentre outros.

Enfim, a Associação PRÓ VIDA almeja ser instrumento da Providência de Deus na vida de tantas famílias que passam por dificuldades em nosso Município e paróquia.