Os registros da paróquia mostram que no ano de 1972 foi celebrada a primeira missa no município, pelo Padre Adolpho Rohl.

No ano de 1974, a atual cidade de Presidente Médici, na época pouca habitada e popularmente conhecida como Km 33, contava com um pequeno grupo de pessoas que celebravam a Palavra em uma sala comunitária que também era utilizada como sala de aula escolar, localizada próximo ao barracão do produtor rural.

Com o desenvolvimento da cidade e o aumento no número de participantes nas celebrações, houve a necessidade construir uma capela em um local mais centralizado, próximo à prefeitura. A capela  foi, então, estruturada de forma simples conforme as condições da época. Foram utilizadas folhas de coqueiro para o telhado e ripas de coqueiro para as paredes.

Em 1975 foi constituída uma coordenação para conduzir os trabalhos da capela, na época a diocese era sediada na cidade de Porto Velho e a paróquia da região estava localizada em Vila Rondônia (atual cidade de Ji-Paraná). As celebrações começaram a ser realizadas pelos Padre Romano e Padre Sílvio, sendo que os primeiros integrantes eram um pequeno grupo de pessoas, já que a cidade ainda não tinha muitos habitantes. Inicialmente a comunidade contava com aproximadamente 70 pessoas, composta pelas famílias Colombo, Medeiros, Vanuchi, Gois, Silva, Jorge e Macari. Posteriormente o número de famílias que integravam a comunidade foi aumentando gradativamente, conforme o desenvolvimento da cidade.

Com o aumento de participantes e voluntários, em 1976 deu-se início à construção da Igreja.  Com a colaboração financeira de cada família, foi possível realizar a compra do terreno e de materiais para a construção.

A princípio a Igreja foi nomeada como Paróquia São João do Muqui, e posteriormente, após reunião em assembleia, foi aprovado um novo nome, segundo consta no livro tombo da paróquia, e assim ficou com o nome da comunidade São João Batista, que tem a sua criação mesclada com a criação da paróquia.

A paróquia São João Batista foi criada oficialmente em 08 de dezembro de 1976. Em 1979 a Paróquia São João Batista recebeu o seu primeiro pároco fixo, Padre Silvino, que realizou um trabalho aprofundado em liderança comunitária, arrecadando doações para a continuação da construção da Matriz, que foi concluída apenas no ano de 1983.