SOBRE A COMUNIDADE TERAPÊUTICA

A Copiosa Redenção – Comunidade Terapêutica Monsenhor Gabriel Mercol é uma entidade privada e sem fins lucrativos. Foi fundada em 26 de agosto de 2011, situada à BR 364 – KM 23, Lote 56, Zona Rural, no município de Presidente Médici-RO. A comunidade terapêutica é filiada à Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) e tem parceria com a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED).

Possui capacidade para acolher 25 (vinte e cinco) mulheres adultas com transtornos decorrentes do uso e/ou abuso de substâncias psicoativas, que necessitem de afastamento do ambiente no qual se iniciou, desenvolveu ou se estabeleceu o uso ou a dependência. Das vagas oferecidas, 12 (doze)  são custeadas pela SENAPRED, do Governo Federal.

O Programa Terapêutico oferecido pela Copiosa Redenção – Comunidade Terapêutica Monsenhor Gabriel Mercol é estruturado para  atingir duas grandes metas: a mudança do estilo de vida da pessoa com problemas de uso ou abuso de substâncias psicoativas e a reestruturação de sua identidade. A fundamentação  metodológica é baseada na obra de George De Leon, “A Comunidade Terapêutica, Teoria, Modelo e Método1”. George é um estudioso americano considerado na atualidade a maior autoridade na pesquisa sobre Comunidades Terapêuticas.

A metodologia do programa em regime de residencial oferecido tem duração de 9 (nove) a 12 (doze) meses, sempre visando a singularidade de cada acolhida e a construção de seu PAS, que prevê a atestação da evolução clínica do indivíduo através do progresso em um sistema de fases. Cada fase possui critérios a serem alcançados: são comportamentos, atitudes que refletem a evolução da compreensão do próprio problema.

Ao término da etapa residencial interna, a acolhida deverá retornar ao seu ambiente de convivência externa iniciando assim a fase da Reinserção Social. Esta fase tem a duração de 6 (seis) a 9 (nove) meses, finalizando essa etapa com a graduação.

O acolhimento na Copiosa Redenção – Comunidade Terapêutica Monsenhor Gabriel Mercol  se dá exclusivamente em caráter voluntário, em regime residencial transitório. 

Considerando a faixa etária, condições físicas e mentais para vivenciar o processo terapêutico de recuperação da dependência, os pré-requisitos para acolhimento são:

 I.Ter idade entre 18 e 65 anos;

  1. Ser do sexo feminino;

III. Ser dependente química do álcool e/ou de outras drogas;

  1. Solicitar voluntariamente o acolhimento;
  2. Passar pela entrevista de avaliação (triagem);

VI.Não possuir transtornos mentais graves;

VII.Não possuir deficiências físicas que impeçam a autonomia;

VIII.Não ser portador de doenças que comprometam a convivência no mesmo ambiente (Ex.: tuberculose, hanseníase sem tratar etc.);

  1. Não estar gestante;
  2. Ter Cadastro de Pessoa Física (CPF);

XI.Ter Documentos de identificação com foto;

XII. Ter Cartão SUS; e

XIII.Apresentar avaliação médica, psicológica ou psiquiátrica (constando o CID que referencia a dependência química).

Contatos

Email ctmgabriel@hotmail.com

(69) 99607-0726

×