São João Batista

Nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel, que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém, chamado Zacarias. Sua mãe, Santa Isabel, era prima de Maria, a Mãe de Jesus. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno. Em sua missão de adulto, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados, manifestos através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.

A importância de São João Batista

São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou Sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. Ele é também o último dos profetas. Depois dele, não houve mais nenhum profeta em Israel.

Nascimento milagroso de São João Batista

A mãe de João Batista, Santa Isabel, era idosa e nunca tinha engravidado. Todos a tinham como estéril. Mas, então, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias no  momento em que ele prestava seu serviço de sacerdote no templo. O anjo anunciou que Isabel teria um filho e que este deveria se chamar João. Zacarias não acreditou e ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou como o anjo havia dito.

Vida no deserto

Quando adulto, São João Batista percebeu que chegara sua hora. Então, foi morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar a vinda do Messias para que as pessoas se arrependessem. Vivendo uma vida austera e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus.  Batizou a todos que se arrependiam. Multidões sempre se reuniam para   ouvir suas pregações no rio Jordão.

O batismo de Jesus

Por causa de seu carisma, algumas vezes o povo pensava que São João Batista era o Messias. Mas ele sempre dizia: “Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias” (Jo 1,27). Em outra momento, deparando-se com Jesus, ele disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo1,29) Quando o próprio Jesus, o verdadeiro Salvador, foi ao encontro de João Batista para ser batizado, São João disse: “Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mt 3,14). Mas Jesus confirmou e São João Batista batizou Jesus. Assim Jesus começou sua vida pública.

Prisão e morte de João Batista

Nas pregações de São João ele não poupava o rei local, Herodes Antipas, Rei fantoche de Roma na Peréia e na Galileia. João denunciava a vida adúltera do rei. Herodes tinha se unido a Herodíades, sua cunhada. São João Batista denunciava também a vida desregrada de Herodes em seu governo.

Um dia, no palácio real, Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes. O rei ficou deslumbrado com ela e disse que daria tudo o que ela lhe pedisse. Então Salomé fala com sua mãe, e pede a cabeça de São João Batista numa bandeja. Herodes, triste, fez como havia prometido diante dos convivas (cf.  Mc 6,14-29).

Devoção a São João Batista

São João Batista é o primeiro mártir da Igreja, e o último dos profetas. Sua festa é celebrada desde o começo da igreja, no dia 24 de junho (natividade), e no dia 29 de agosto (seu martírio).  Ele é venerado como profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade, custe o que custar. Sua representação é mostrada batizando Jesus e segurando um bastão em forma de cruz.

Fonte (https://cruzterrasanta.com.br/)